Pular para o conteúdo principal

Sparkshorts

 Escrito e dirigido por Madeline Sharafian e produzido por Mike Capbarat, Burrow é um curta 2D gentil, engraçado e totalmente charmoso sobre um jovem coelho que embarca em uma jornada para cavar a toca dos seus sonhos, apesar de não ter ideia do que está fazendo. Em vez de revelar aos vizinhos suas imperfeições, ela se afunda cada vez mais em problemas; só depois de chegar ao fundo do poço (cama) é que ela aprende que não há vergonha em pedir ajuda.




O programa experimental interno de desenvolvimento de curtas animados da Pixar, conhecido como SparkShorts, foi projetado para descobrir novos contadores de histórias e explorar novas técnicas de narração em todo o estúdio. Você pode encontrar muitos dos excelentes filmes do programa na Disney +, incluindo Kitbull, indicado ao Oscar de Rosana Sullivan Ao contrário do programa de curtas teatrais mais extenso do estúdio, que abriga filmes bem conhecidos e extremamente populares como Bao , Piper e For the Birds , ganhadores do Oscar e, entre outros, cada um produzido com equipes artísticas, orçamentos e cronogramas maiores, SparkShorts são verdadeiras operações sujas, com cronogramas de seis meses, orçamentos mínimos, nenhum compromisso firme de recursos e um “macaco de todos” artístico muito maior comercial ”para todos os envolvidos. De acordo com Sharafian, é “o ramo indie da Pixar, como um pequeno mini estúdio dentro do próprio estúdio”.

E eles se movem rapidamente. Para Sharafian, que está na Pixar desde 2015, assim como com outros diretores do SparkShorts, depois que seu pitch foi dado o sinal verde, ela teve pouco tempo a perder. “Quase não há cheques executivos”, observa ela. “Depois de escolhido, o estúdio confia em você e permite que você faça o filme que quiser. E eu acho isso muito legal. ”  

Na verdade, seu filme final segue bem perto de seu esboço original, em grande parte porque havia pouco tempo para desviar. “Houve alguns pequenos ajustes, especialmente no meio, mas na maior parte, estava perto”, ela compartilha. “Não tínhamos tempo para repassar as coisas de novo e de novo. Tive uma sessão de confiança no cérebro, fiz as correções a partir daí e as placas permaneceram praticamente as mesmas. Eu não queria iterar muito. Eu só queria começar a correr e fazer a coisa. ”

Sua decisão de fazer o filme em 2D também se baseou em parte na necessidade de se mover rapidamente; O 2D permitiu que ela criasse um mundo muito mais expansivo que não seria possível em tão pouco tempo com 3D / CG. “Para este projeto, eu tive muito mais liberdade para fazer um mundo maior, porque com apenas seis meses, e provavelmente não muitas pessoas sendo disponibilizadas, o número de coisas que você seria capaz de modelar e sombrear em 3D era vai ser um pouco limitado, apenas por causa do tempo. E para mim, eu queria este mundo rico. Eu queria todas essas casas e quartos diferentes. Você pode desenhar algo, sabe, em dois dias que parece bem complicado. E eu queria ter o maior número possível. Então, para mim, foi uma escolha muito prática. ”

“Também havia uma expressão frouxa que eu esperava obter do 2D que realmente valesse a pena”, ela continua. “Nós realmente queríamos que o coelho tivesse essas caras estranhas. E é tão legal, com esse tipo de coisa ... tudo que você precisa fazer é pedir ao animador para desenhar e eles desenham. Isso existe. Você sabe, não temos que quebrar nenhum modelo. Nós realmente temos liberdade total para tudo o que queremos que exista. Nós apenas desenhamos e pronto. ”

O estilo visual do curta foi inspirado em livros infantis de autores famosos como Jill Barkley, Beatrix Potter e Richard Scarry. “Pessoalmente, sou obcecado por cortes”, revela Sharafian. “Sempre fui, mesmo quando criança. E para cortes, esse detalhe é importante. Deve ser o tipo de foto que você quer ver por horas quando é criança. Essa é outra razão pela qual isso teve que ser feito em 2D; esse tipo de detalhe é mais fácil de desenhar do que modelar. ”

Trabalhando sem um designer de produção, Sharafian, no entanto, sabia muito bem o que estava procurando visualmente desde o início do projeto. Ela afirma que, embora se sentisse confortável com suas capacidades e limitações como designer, percebeu que tinha “grandes pontos fracos” que, embora não fossem um grande problema em um filme de estudante, precisariam ser resolvidos em um filme de estúdio; “Felizmente”, ela conseguiu a ajuda de “um grupo de profissionais que poderia fazer esse trabalho muito melhor”.

Ela mesma embarcou no filme, o que fez mais de um mês antes do início oficial da produção. Suas pranchas acabaram servindo a muitos propósitos além de apenas transmitir as pinceladas gerais da história e do ritmo. “Como Burrow é 2D, os storyboards também funcionaram como guias de tempo para os animadores, e também o nosso layout”, explica ela. “Fiz questão de colocar tudo de forma bem detalhada. Portanto, tivemos um tempo de execução preciso em tudo, desde o início, trabalhando a partir dessas placas. Também rastrearíamos nossos antecedentes no topo das placas; nós realmente não fomos mais complicados do que isso. Não é tradicionalmente assim, mas é um SparkShort e podemos fazer o que quisermos. ”

Quase sem exceção, um dos maiores desafios em grandes curtas de estúdio em lugares como a Pixar, incluindo SparkShorts, é planejar, gerenciar e fazer uso eficiente de artistas que entram e saem de grandes projetos de acordo com cronogramas que têm prioridade e podem mudar em qualquer momento. A base de recursos transitórios impacta todos os aspectos da produção, incluindo encontrar o tempo e a dinâmica de dar direção e feedback aos artistas que podem literalmente ter um dia para trabalhar em algo que então não tem tempo para modificações.

Mas esse não foi totalmente o caso de Sharafian. “Para a produção de Burrow , com um pipeline 2D mais simples - usamos o TVPaint - tínhamos uma forma de trabalhar que tornava as coisas muito mais fáceis”, confessa. “Com o 2D, tínhamos muito menos departamentos, então tínhamos tempo para conhecer um pouco mais as pessoas. Tanto para arte quanto para animação, fazíamos caminhadas todos os dias. Mike e eu entrávamos no escritório de todos os dias e dizíamos: 'Você não precisa nos mostrar nada, mas se tiver alguma dúvida, estamos aqui'. Isso não só nos ajudou a conhecer melhor a todos rapidamente, mas também nos permitiu perceber as coisas o quanto antes. Então, se alguém estava acidentalmente indo na direção errada, era muito mais fácil entender as coisas com antecedência com nossas reuniões individuais. ”

“Então, você sabe, ninguém precisa ficar envergonhado”, ela acrescenta, “e isso realmente mantém as coisas acontecendo muito rapidamente. Depois de algumas semanas fazendo isso, as pessoas entram no ritmo. Normalmente, você tem mais tempo para entrar no ritmo, mas com o Spark, isso tem que acontecer rápido. Então, a certa altura, esses check-ins se tornaram pequenos chats, pequenos olás, porque as pessoas realmente não precisavam mais de tanta orientação. Eles tinham entendido naquele ponto. Portanto, reservar um tempo para perceber as coisas o quanto antes foi uma grande ajuda para nós ”.

Sharafian também se preparou para o papel de diretora aprendendo com colegas que já haviam dirigido curtas dentro do programa. “Não fiquei muito surpresa [com a resposta da equipe à minha liderança] porque recebi muitos conselhos de diretores anteriores do Spark”, diz ela. “Lembro-me de receber conselhos sólidos, como 'ter uma resposta para tudo, mesmo que a resposta seja que você não sabe naquele momento ... você tem que ter uma resposta'. Tive sorte que minha história fosse sólida; não havia como se mover. Se um animador me perguntasse sobre uma cena ou expressão, eu era capaz de fazer o backup facilmente com os quadros. ”

“Mas, honestamente”, ela continua, “fiquei principalmente surpresa com o quanto as pessoas eram capazes de fazer por conta própria. Eu me lembro, especialmente com a animação, eles se moveram muito rápido. Eles eram muito profissionais. Claro, eu sabia que sim, mas foi a primeira vez que trabalhei com eles. E eu simplesmente fiquei maravilhado. Todos eram tão rápidos e talentosos. Foi um sonho, como dirigir um carro esporte. ”
Embora a experiência tenha sido positiva para Sharafian de muitas maneiras, uma coisa que ela observou, agora que mudou para o novo projeto de longa-metragem do diretor Domee Shi, Turning Red, é um maior senso de autoconfiança. “Um dos maiores desafios para mim foi ganhar confiança para liderar pela primeira vez”, reconhece ela. “Eu sempre ficava nervoso nos primeiros dias de trabalho com um novo grupo de pessoas, mas como Mike e eu íamos para o escritório de cada artista e animador todos os dias, logo passei a conhecer cada um individualmente. Graças a todo aquele tempo individual juntos, quando realmente entramos no nosso ritmo, eu estava muito menos nervoso, pois parecia que estava falando para uma sala de amigos! ”

“Eu também percebi, depois de fazer Burrow , que me sinto mais confortável falando em sessões de brainstorming, expondo minha opinião”, acrescenta ela. “Claro, nem sempre estou certo. Ninguém está sempre certo. Mas apenas ter confiança é algo novo para mim. Não era algo que eu tinha quando comecei aqui na Pixar ... a confiança para falar. Então, isso tem sido muito, muito útil para mim. ”

Também foi importante para o diretor que ela começou e terminou com sucesso o projeto, com uma equipe feliz, fazendo um filme do qual ela se orgulha e que espera que outros gostem. “Eu e Mike, estamos felizes porque conseguimos! Terminamos o filme com uma equipe alegre e saudável, que era nosso objetivo final. Sempre concordamos em manter isso como nossa luz guia; valeu a pena, pois é fácil entrar em pânico e acelerar o ritmo o mais rápido possível. Mas permanecemos fiéis ao tema do curta. E sempre dizíamos à equipa, com franqueza, onde estávamos e o que nos preocupava. E éramos constantemente tocados pela ajuda e experiência que todos estavam dispostos a oferecer. Então, você sabe, pedir ajuda é a coisa certa a se fazer, afinal. ”

“Eu também estou muito animada que isso vai aparecer no Disney + no mesmo dia que o Soul ”, ela conclui. “ Burrow é o tipo de curta-metragem que eu adoraria que as crianças assistissem indefinidamente para que não perdessem nenhum detalhe divertido. Isso seria muito legal. Eu também espero que alguém que assistir a este filme se lembre do pequeno Coelho na próxima vez que estiver em uma situação difícil e solitária, e faça a corajosa escolha de pedir ajuda com ela em mente. ”

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

30 add-ons Blender, instalar e gerenciar

30 add-ons Blender, instalar e gerenciar Os complementos são interessantes e adicionam muito a caixa de ferramentas do Blender. Ele nos ajudam a faze-lo mais rápido ou mesmo em massa. Como instalar, solução de problemas e gerenciamento de addons que pessoalmente uso mais. Para quem é iniciante no Blender e quer aprender o básico de add-ons com uma lista de 30 addons mais utilizados. 30 complementos do Blender (Instalar, gerenciar, grátis e pago) O complemento do Blender é apenas uma parte do que permite a funcionalidade do Blenders. Ele pode ser uma forma de nova ferramenta, uma nova maneira de exportar um formato de arquivo ou um monte de atalhos que alguém pensou  uma boa idéia para montar. O Objetivo dos complementos do Blender é geralmente o mesmo: simplificar algum processo ou adicionar funcionalidade. Se você está apenas interessado na lista add-on clique aqui para leva-lo mais abaixo na página não há muito limite para o que pode ser colocado em um addon. Existem compl

'Quem é você, Charlie Brown?'

  'Quem é você, Charlie Brown?' Um dos personagens de quadrinhos mais icônicos do mundo está de volta, com a camiseta amarela e a dúvida a reboque, para mais uma doce e, como sempre, surpreendentemente filosófica aventura.  Quem é você, Charlie Brown?  , produzido por Brian Grazer e Ron Howard's    Imagine Documentaries and WildBrain Entertainment, é um filme em várias camadas que segue o  personagem de  Peanuts  , Charlie Brown, enquanto ele luta para escrever um ensaio de 500 palavras sobre quem ele é enquanto simultaneamente documenta o homem por trás do garoto: Charles M. Schulz. “Isso me deu uma grande percepção das pessoas que apreciam tanto ele e seu trabalho que estão dispostas a se esforçar para criar algo tão bonito como isso”, disse Jean Schulz, viúva de Charles.  “Fiquei encantado quando o vi e mal posso esperar para vê-lo novamente.  Já vi algumas vezes e acho que é lindo.  Quer dizer, meu chapéu vai para Michael. ” Dirigido pelo produtor, diretor e documentari